Tuesday, May 13, 2008

Brasil x EUA - Cap 2: Comer, comer

Eu me lembro qnd eu estava fazendo as entrevistas com as famílias por telefone para ser contratada como au pair... Muitas delas perguntavam: "Can you cook?". Eu sempre respondia que eu podia cozinhar coisas básicas, simples, nem sempre pratos muito elaborados. Pois depois que eu cheguei aqui, se eu pudesse voltar atrás, eu poderia dizer nas entrevistas que eu sou cozinheira profissional! Aqui nos EUA qnd eles dizem "cook" significa pegar uma caixa e por no microondas! E eles ainda têm coragem de dizer que estão "cooking" qnd estão fazendo isto!
Os hábitos alimentares deste país são MUITO diferentes! Coisa de doido! Nunca poderia imaginar!
Acho que a coisa mais complexa que já cozinhei para as crianças é um negócio que chama "macarroni and cheese", que vem numa caixa (claro!) e prepara igual miojo!
Cozinhar aqui não suja panela, não fede a cozinha, não suja fogão e fica pronto num teto máximo de dez minutos.
E o dia que eu abri uma lata com validade para daqui uns dois anos e saiu sopa de lá de dentro! Prontinha! Com caldo, carne, etc! Nem água precisei acrescentar... só uns quilos de sal (O que els têm contra o sal?)
Breakfast. No café da manhã é tradição aqui comer os famosos ovos mexidos, mas minha família não come isto, não. Apenas num dia especial, qnd eles têm mais tempo para cozinhar, ou feriado ou um fim de semana. No dia-a-dia eles tomam café preto (decafeinado, qual é a graça!?), torradas recém feitas na torradeira elétrica, waffles (tipo de uma massa congelada que parece um pão e tb prepara na torradeira), bagels (um tipo de pão também), aveia, ceral, frutas... É claro que não tudo no mesmo dia... hehe... Sinto uma falta do leite com Nescau! Falando nisto, preciso ir a uma loja brasileira comprar um para mim.
Lunch. A tradução para isto não deveria ser almoço, mas de fato lanche! Para esta refeição que eu não tenho coragem de chamar de almoço, eles comem uma salada, sopa ou sanduíche...Minhas crianças comem brócoles, cenourinhas, nuggets, ervilhas... Modo de preparo para qualquer uma destas coisas: corta e põe um minuto no microondas. Fim! ..................Sim! Não tem nada de cozinhar na água e muitíssimo menos refogar alho e/ou cebola para temperar... Ai ai, só de falar em refogado me dá água na boca... E caso não tenha reparado, não está na instrução adicione sal, nem azeite, nem nada! É assim mesmo: um minuto no microondas, mesa, barriga!
Para almoço vc também pode comer abacate, ou pão com queijo, ou torrada com manteiga, ou peito de peru fatiado ou algumas destas opções ao mesmo tempo.
Qnd cozinho para as crianças, separo um pocuo para mim e tenho que pegar o sal lá escondidinho, fora de acesso (ninguém usa!) e pego um azeite que vem numa lata spray que é IGUAL um inseticida! Idêntico! Até o modo de aplicação.. hehe Aí, eu pulverizo um pouco de azeite no meu prato... digo, tigela.
Aí eles comem frutas para completar como uma sobremesa. Os morangos daqui são deliciosos! Comi finalmente a famosa blueberry que realmente não é parecido com nada que temos no Brasil. São blueberries... São bolinhas pretas, apesar de serem blue, e com cerca de meio centímetro de diâmetro. São docinhas, gostei! E temos as blackberries que são amoras tamanhos gigantes! Delícia também! Eles comem com freqüência tb bananas, maçãs, grapefruit (tipo uma laranja gigante vermelha por dentro e com gosto único), manga, laranja...
Dinner: come-se mais ou menos como no lunch (me recuso a chamar de almoço novamente). Entre as refeições tem os snacks, tipo os lanchinhos em que come-se qualquer porcaria ou frutas. Aqui não existe horário de almoço para os trabalhadores, até pq o almoço não existe. A Mary me disse que os trabalhadores apenas levam seus sanduíches para suas mesas de trabalho e comem trabalhando. Ela disse que talvez o serviço público tenha horário de almoço, mas normalmente não... Isto não faz parte da cultura deles... Não é lei como no Brasil para para poder almoçar.
Aqui é muito comum ver restaurante de comida típica do mundo inteiro! um dia minha host, a Mary, me falou que ia preparar comida marroquina para receber as amigas em casa. Pensei: "Nossa, que raios se come no Marrocos!?!?!?!". Infelizmente ainda não sei a resposta, não fiquei para o jantar... hehehe. Mas aqui tem comida tailandesa, mexicana, chinesa, indiana, porto-riquenha (a coisa mais parecida com brasileira que eu vi até agora), japonesa, australiana, etc, etc...De comida brasileira que é bom não vi nenhum até agora.... :oS
Percebi que os americanos têm o paladar muito mais flexível do que o nosso. Brasileiro come sempre a mesma coisa com a mesma base de tempero: arroz, feijão, salada, bife temperado com alho, cebola e sal. Aqui pode ou não ter sal, usa-se muita pimenta, mas muitas vezes tb não se usa, come-se quente, come-se frio, come-se um milhão de temperos... Mistura-se doce com salgado, põe-se fruta no sanduíche às vezes (normalmente cramberries).
Já a gnt tem um paladar muito mais engessado. Provavelmente os americanos iriam amar comer no Brasil pq eles estão sempre abertos a comer coisas com diferentes combinações, porém nós esperamos sempre o mesmo e, por mais que as vezes o prato seja diferente, nosso tempero é sempre o mesmo.
Eu falei para a Mary como se cozinha no Brasil e ela me disse: "Parece bom!", agora vai falar para um brasileiro que ele vai comer brócoles semi-cru sem sal, nem tempero para ver a cara que faz... Que cara vc fez agora, heim!?Aposto que vc pensou "Não dá para por um salzinho??".
Ai tem aquele dia que eu morro de saudade da minha comida brasileira eu vu cozinhar... mas não é a mesma coisa.... snif snif... A matéria prima é diferente, sei lá... por mais que eu cozinhe com minha próprias mãos (!), com os ingredientes frescos (!)... Não é a mesma coisa... A carne é diferente, a massa do macarrão é mais borrachuda (puts, tá vendo como brasileiro é chato para comer!)... Não fica igual! Nem tá dando para engordar aqui...
Se no Brasil eu era a maior "draga", "avestruz", "come-tudo-até-comida-estragada"... Aqui eu sou super seletiva...
Detalhe: aqui não tem panela de pressão... Se vc procurar para comprar vc acha, mas não é item básico de todas as casas como no Brasil. Feijão já era, sopas como fazemos aí já era, carne de panela já era. Arroz vem num saquinho plástico que vc põe com o saco e tudo na água fervente e cozinha dez minutos (sem tempero, claro).
Mãe! Vó! Sogra! Vão se preparando que eu vou chegar no Brasil com fome!!!!!

8 comments:

Line said...

hahahhaha
foi uma bela descricao diana!
eu to sofrendo aqui...a familia nem come direito..um dos meninos só como 3 coisas: sim, só 3 alimentos!
e minha host nao compra coisas pra eu fazer pra miiiiiiiiiiiiiim...
ai, quero minha mae...
hhahaha
bjo

Anonymous said...

Hahahaha, tb acho que não dá pra cozinhar aqui. Mas eu fiz umas lasanhas que ficaram ótimas, as meninas adoram.

Anonymous said...

huahuahauhauahua...
Coitada...tá sofrendo de fome a bicinha..hehehehe

Anonymous said...

Adoreeii o topico, apesar de vc ja ter me falado bastante sobre comida aí e tal..
Levarei sal!! hehe

AU PAIR SÃO CARLOS said...

OI Diana tudo bem?? É Fernana do STb...que bom que você gostou do blog!!!Deixa seus recadinhos lá para nós, tá??É bom você vai voltar para o Brasil e irá achar qualquer comida deliciosa..rsrsrsrs....Nossa vou adicionar o seu blog na nossa pagina, ok??Claro que você pode colcar nos favoritos!!!Deixarei recadinhos sempre!!!Bom feriado!!!Aqui também é feriado amanhã!!!!
beijos cor-de-rosa!!!

Nanda said...

Nossa Di, perfeita sua descricao, mas eu tbme stou sofrendo com isso, aki eles soh comem fast food...
eh horrivel...rsrsrs... qdo eu cozinho pra eles fico ate feliz pq coloco tempero agora qdo eles cozinham fico ate com medo do que vai vir...rsrrs
bjaooooo

Juliana Balbo said...

Dii passei soh pra dizer que outro dia escrevi uma carta pra minha tia...sim pq ela nao mexe em computador...e disse que fazer comida aqui eh o maximo...abre...poe no microondas e puf Lunch time!!!!
uhaushauihsiuashuia
Ainda bem que meus hosts compram coisas pra mim e eu faco meu ALMOCO de vd =)
Ahhh e sempre que tomo leite com nescau lembro de vc....pq minhas kids tomam leite com nescau tb!!!!
SAUDADESSS
BEIJOOO

Simone said...

Di!!!

OI linda!!!
Estava lendo seus comentários!!! Fico te imaginando nessas situações.. q engraçado!!!

Primeiro a senhora indo pra balada desse jeito e pegando carona c estranhos!!!!

E depois me dizendo q ta comendo pouco!!!!

Vc não eh a Diana q eu conheci!!! O q está acontecendo!!!!

Ai q saudade q estou de vc amiga!!! Mta mesmo!!! (Meu olho até encheu de lágrimas só de escrever) Mas é verdade mesmo. Queria mto conversar c vc....

Apareça maissssss... pleasseeeeeee....

Bjs minina!
Se cuida!!!